Contatos

Contatos

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

NY Times...Lula ainda é o político mais popular do Brasil!

Neste último período, temos presenciado com muita freqüência o arbitrário ganhar força de lei. Seja a luz do dia, seja na calada da noite, o certo é que não cessa a produção de arbitrariedades e estranhezas políticas produzidas sobre tudo nas redações da rede globo, nos gabinetes da FIESP, nos porões do palácio do planalto, nos plenários da Câmara, do Senado e nos gabinetes e plenário do STF.
O que nos causa mais perplexidade é o fato de toda estas arbitrariedades “legalizadas”, serem dirigidas a uma única pessoa e com objetivo explicito de destruí-la politicamente. Não existe registro em nossa história de um cidadão que tenha sido mais perseguido pela mídia e pelo poder judiciário do que o companheiro Lula.

Se não, vejamos: Lula não pôde tomar posse como ministro no governo Dilma,não pode receber titulo honoris causa, não pode receber doação, não pode ser candidato a presidente e por ai vai. Mas, enquanto a elite conservadora persegue Lula, o povo brasileiro lhe acompanha pelo sertão do meu Nordeste. O companheiro Lula está em mais uma caravana pelo sertão do nordeste brasileiro.

A primeira foi em 1993, durante 20 dias a caravana da cidadania percorreu 4.500 quilômetros, visitou aproximadamente 60 cidades, dialogando com seus moradores e constatou um pedaço do Brasil esquecido, dominado pelos coronéis da política e marcado pela fome, miséria e desnutrição infantil.

Passados 24 anos, o companheiro Lula arruma as malas e segue mais uma vez ao encontro do povo, dessa feita, para prestar contas do legado de seu governo e manter acesa a esperança nos corações e mentes dessa brava gente. Se na primeira caravana o objetivo era ouvir o povo, agora é falar ao povo do muito que foi feito. Destacaremos aqui apenas 4 políticas que transformou o nordeste.

1. Política de Crescimento e desenvolvimento econômico e social
Entre 2003 e 2013, o NE teve índice de crescimento de 4,1% ao ano; em 2012, a economia cresceu o triplo da brasileira; entre 2001 e 2012, o NE teve o maior ganho de renda entre todas as regiões; Em 2002, apenas cinco milhões de nordestinos tinham emprego formal; em 2013, esse número passou para quase nove milhões.

2. Política de Inclusão social
Em 2002, mais de 21,4 milhões de nordestinos viviam em situação de pobreza;

em 2012, esse número caiu para 9,6 milhões;o NE responde por 61% na redução da pobreza no país entre 2003 e 2013; nesse mesmo período, mais de 35 milhões de pessoas e 7 milhões de famílias foram beneficiadas pelo maior programa de transferência de renda do mundo. Nos governos petistas, as taxas de mortalidade infantil caíram e as de alfabetização, aumentaram.O Nordeste teve a maior redução no número de crianças mortas na primeira infância,

3. Política educacional
Em 2000, o Nordeste tinha 413.709 universitários. Em 2012, esse número saltou para 1.434.825. O número de cursos de doutorado e mestrado também cresceu 33% entre 2010 e 2012 no Nordeste. Com isso, a região ultrapassou o Sul e passou a segunda com maior número de estudantes do ensino superior 20% do total –, atrás apenas do Sudeste; Sete das 18 universidades criadas nas gestões petistas estão no Nordeste. E cada uma mantém unidades em mais de um município, beneficiando 28 cidades.

4. Combate à Seca
Lula e Dilma levaram água ao semiárido nordestino, impactando diretamente a vida de 12 milhões pessoas. A transposição foi iniciada e levada até 86,3% de conclusão pelas gestões petistas no governo federal. os governos do PT Instalaram 1,2 milhão de cisternas para consumo humano, pelo o Programa Água para Todos, garantindo água a 22 milhões de sertanejos. para levar acesso à eletricidade de forma gratuita, o governo Lula criou o programa Luz para Todos. O programa já tinha atendido, até 2015, mais de 1,5 milhão de famílias, beneficiando cerca de 7,5 milhões de pessoas.


Não existe hoje, nenhum político em atividade ou morto que tenha feito mais pelo Brasil e em especial pelo Nordeste do que Lula. Desafio qualquer coxinha desavisado a provar o contrário. Não deixaria os gatos e cachorros abandonados nas ruas de Natal pelo Prefeito Carlos Eduardo, aos cuidados dos dois pré-candidatos da direita fascista a presidência da republica..

Nenhum comentário:

Postar um comentário