Contatos

Contatos

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Governo do Estado e MMA capacitam gestores ambientais de várias cidades do RN!

Principal objetivo do evento é qualificar os municípios para elaboração de projetos e captação de recursos que financiam políticas públicas, nesse âmbito
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), promoveu um curso de capacitação a gestores ambientais de diversos municípios do RN.

O principal objetivo do evento foi qualificar os municípios para elaboração de projetos e captação de recursos que financiam políticas públicas, nesse âmbito. Esse encontro formativo faz parte do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC), do MMA.
Durante participação no curso, o Secretário Ivan Júnior ressaltou a importância do fortalecimento técnico dos municípios para que eles possam captar verbas federais e investirem nessa área. “As dificuldades são enormes e eles precisam estar bem preparados para se enquadrarem nas exigências feitas pelo governo federal” disse.

A técnica da Coordenação de Educação Ambiental do MMA, Taiana Brito, explica que esse encontro tem a intenção de ser um espaço onde as três esferas do poder público possam compartilhar dificuldades e trocar experiências que venham fortalecer a gestão ambiental nas cidades.

Diversos temas estão sendo tratados, entre eles, licenciamento, fiscalização, monitoramento e a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A Coordenadora de Meio Ambiente e Saneamento da Semarh, Clara Câmara, ressalta a importância de se discutir a A3P com os técnicos das prefeituras.

“Essa agenda tem como objetivo estimular a reflexão e a mudança de atitude dos servidores para que estes incorporem critérios de gestão ambiental nas atividades de rotina e passem ter hábitos como economizar papel, água e energia, no ambiente de trabalho” diz ela.

Para o diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Rondinelli Oliveira, Esse evento vem de encontro com as ações que já estão sendo trabalhadas pelo Governo, visando o fortalecimento institucional dos órgãos ambientais.
Na tarde de ontem, a Semarh fez uma explanação sobre os desafios do Estado para implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, nos municípios. Os módulos sobre a elaboração de projetos, capitação de recursos e apresentação das fontes de financiamento estão sendo apresentados hoje, pela equipe de consultores do MMA.

Representantes de mais de 70 prefeituras estão participando do curso, que a partir de amanhã continua sendo executado na modalidade à distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário