Contatos

Contatos

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Esquema fraudulaneto...Banda Aviões do Forró é investigada por crime de sonegação de impostos!

Os cantores Xand e Solange Almeida prestaram depoimento nessa terça-feira (18). Segundo a Polícia Federal, outras três bandas participam do esquema.
A Polícia Federal e a Receita Federal ouviram nessa terça (18), em Fortaleza, 32 pessoas investigadas por crime de sonegação fiscal. Entre os que prestaram depoimento, estão os cantores Xand e Solange Almeida, da banda Aviões do Forró. Segundo a Polícia Federal, outras três bandas também estariam envolvidas no esquema.

A movimentação foi intensa na sede da Polícia Federal durante todo o dia. Havia empresários, advogados, familiares e artistas de quatro bandas de forró investigadas pela operação 'For All'. Os cantores da banda Aviões do Forró estão entre as pessoas levadas para prestar esclarecimentos. "Estão todos sendo ouvidos pela Polícia Federal para averiguações, para declarações, para que a PF possa dar os próximos passos", disse o superintendente da PF, Delano Cerqueira.

Segundo as investigações, 26 empresas de diversos segmentos estão envolvidas no esquema de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro. "A grande parte dos recursos que circulavam e circulam é em espécie. E isso demonstra claramente a tentativa de se evadir da tributação", afirma João Batista Barros, superintendente da Receita Federal.

As investigações apontam para uma fraude de mais de R$ 500 milhões. Imóveis e outros bens do grupo foram apreendidos - ao todo foram 163 imóveis bloqueados, 69 veículos foram apreendidos e também R$ 600 mil em dinheiro. A operação contou com 260 policiais federais e 35 auditores da Receita Federal. Foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de condução coercitiva.

As investigações começaram em 2012. Segundo a Receita Federal, o valor dos contratos declarados pela empresa não eram os mesmos declarados na mídia, como explica a delegada da Polícia Federal e coordenadora da investigação, Dora Lúcia Oliveira de Souza: "A própria empresa disponibiliza as agendas de shows. E aí, quando você confere que aqueles shows estão acontecendo realmente, que eles foram confirmados, e o valor que eles cobram efetivamente, você chega ao numerário que eles teriam auferido, em rendimentos, e o quanto eles realmente declaram, que é um valor ínfimo", afirma a delegada.

De acordo com a Polícia Federal, a sonegação de impostos e a lavagem de dinheiro foram feitas através da compra de imóveis e veículos - a organização usava 'laranjas' para aplicar os recursos.

Os responsáveis podem responder por crime contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro, associação criminosa e falsidade ideológica. Segundo a coordenadora da investigação, ninguém deve ser preso nesse momento.
A banda Aviões do Forró informou que está ciente e colaborando com as investigações. Disse ainda que está à disposição da Justiça para os esclarecimentos e vai seguir com a agenda de shows.

G1
Marina AlcântaraFortaleza, CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário