Contatos

Contatos

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Prefeitura de Luís Gomes decreta situação de emergência na saúde!

Município serrano decretou situação de emergência na saúde em virtude do grande surto de doenças causado pelo aedes aegipty...
A Prefeitura de Luís Gomes, administrada por Mariana Fernandes (PMDB), decretou situação de emergência na saúde do município em virtude do surto de doenças causado pelo mosquito Aedes Aegipty. A determinação irá amparar a Secretaria Municipal de Saúde no tocante à utilização de recursos emergenciais e contratação de mão de obra para atender a demanda ampliada pelo surto epidêmico que assola o município.

De acordo com a assessoria de comunicação da municipalidade, o decreto foi publicado nesta ultima terça-feira (05), no Diário Oficial do Município. Também foi instituído o Comitê Interinstitucional para combate ao inseto transmissor de graves doenças.

Já na manhã desta quarta-feira (06), a prefeita Mariana Fernandes esteve reunida com os integrantes do Comitê. Na ocasião, foi elaborado um cronograma de atividades serem desenvolvidas em parceria pelos profissionais da atenção básica e vigilância epidemiológica, no intuito de combater o mosquito transmissor e orientar a população sobre a prática de atos preventivos. Foi estipulado ainda um plano de metas a serem atingidas quanto à visitação, aplicação de larvicida e eliminação de focos. Além disso, três novos agentes de endemias foram contratados para ampliar o atendimento à população.

Mariana Fernandes também recebeu a coordenadora e o supervisor regional de endemias da VI URSAP, Maria de Fátima Leite e o senhor Dantas, respectivamente, que se disponibilizaram para oferecer suporte técnico para a implementação de ações contra o Aedes. Através dos representantes da Regional de Saúde, a chefe do executivo contatou o coordenador de controle vetorial do estado do RN, Walter Luis dos Santos, a fim de viabilizar "carros fumacê" para a aplicação inseticida no município.

Em resposta, o coordenador agendou para a próxima semana uma visita à cidade de Luís Gomes, quando informará sobre a disponibilidade do inseticida, já que há uma grande procura em todo o Brasil, fato que tem causado dificuldades ao Ministério da Saúde em suprir a grande demanda, comprometendo o atendimento no nosso estado.

No caso da indisponibilidade do produto, a administração luís-gomense já se dispôs para adquirir a substância que será pulverizada pelos veículos a serem cedidos pelo governo estadual.


nossajosedapenha

Nenhum comentário:

Postar um comentário