Contatos

Contatos

terça-feira, 23 de junho de 2015

Política...Datafolha revela que 67% dos brasileiros são contra à reeleição e à obrigatoriedade do voto!

A maioria dos entrevista é a favor dos cinco anos de mandato para todos os cargos.
É o que revela a pesquisa feita pela Datafolha, divulgada nesta terça-feira (23) pelo jornal "Folha de S. Paulo". Os números mostram como os brasileiros mudaram de opinião em relação aos dois itens. Na primeira pesquisa sobre à reeleição, realizada em 2005, 65% foram a favor do direito do presidente de disputar um novo mandato. Era véspera do ano eleitoral que teria o então presidente Lula concorrendo mais uma vez.

Em 2007, com Lula reeleito, o apoio à releição diminuiu sete pontos, mas ainda era uma opinião da maioria.

Agora, com a presidente Dilma Rousseff recém-eleita, só 30% são a favor da reeleição.

Os que são contra passaram de 39% para 67% desde a última pesquisa.

As opiniões sobre reeleição para governadores e prefeitos são quase idênticas.

Na Câmara dos Depurados, a extinção da reeleição foi aprovada por 452 votos a favor e 19 contra. Para entrar em vigor, a regra precisa passar por nova votação na Casa e, depois, ser aprovada pelo Senado.

A rejeição à obrigatoriedade do voto bateu o recorde da série de pesquisas sobre o tema, que passou de 54% para 66% desde outubro de 2014.

A proposta do voto obrigatório foi derrotada na Câmara por 311 votos a 134.

O Datafolha também quis saber se os eleitores votariam se não fosse obrigatório. De casa dez, seis responderam que não. Os mais pobres e os menos escolarizados são os que mais deixariam de votar.

Entre os que têm renda familiar mensal acima de dez salários mínimos, 62% votariam mesmo se fosse opcional. Já entre os que ganham menos de dois salários, só 35% votariam. Na segmentação por escolaridade também há diferenciação. Entre os que têm ensino superior, 56% votariam. No grupo dos que têm até o fundamental, 34%.

Na pesquisa também abordou a alteração do tempo de mandato dos políticos. A maioria, 53%, é a favor dos cinco anos para todos os cargos eletivos, como aprovado pela Câmara.

O Datafolha entrevistou 2.840 pessoas nos dias 17 e 18 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Blog do César Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário