Contatos

Contatos

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Rio Grande do Norte tem 8 casos confirmados de zika!

Principais sintomas diferenciadores do zika vírus são as manchas pelo corpo e coceira.
Não bastasse a capacidade de transmitir a dengue e a febre chikungunya, os mosquitos Aedes Aegypti estão infectados com o ‘vírus zika’. Eles já contaminaram 16 pessoas no Brasil, metade no Rio Grande do Norte e os demais na Bahia. Segundo as autoridades da Saúde Pública, não há registro de mortes por esse vírus no Brasil nem em outros países. Hoje (15), às 11h, o Ministério da Saúde vai realizar uma audiência por videoconferência com técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública e Secretaria Municipal de Saúde para passar orientações sobre a nova doença.

Os principais sintomas diferenciadores do zika vírus são as manchas pelo corpo e coceira. “As pessoas também falam muito que é uma coceira que passa por várias partes do corpo”, contou Cristiane Fialho,  subcoordenadora de vigilância epidemiológica do Rio Grande do Norte. Outros sintomas como dor de cabeça, febre baixa, olhos avermelhados e dor pelo corpo também podem acompanhar o paciente. Conforme o Ministério da Saúde, apenas 18% dos infectados apresentarão manifestações clínicas da zika.

Segundo a subcoordenadora, a literatura médica sobre a doença é escassa, mas sabe-se que é mais branda que a dengue. A doença é comumente encontrada na Ásia, Oceania e África. Diante disso, há grandes possibilidades que a zika seja um dos legados da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. “O Ministério da Saúde coloca como uma hipótese. Como muitas pessoas da África e da Ásia estiveram aqui, aí veio uma pessoa doente, no período de incubação, e a gente já tinha o Aedes Aegypti aqui”, comentou Fialho.
Ainda conforme Cristiane, não há grupos de riscos específicos da nova doença. “Diferente de chicungunya, que tem um pessoal específico, pessoas com problemas reumáticos, a zika não tem. Mas a gente sabe que crianças e idoso são muito mais vulneráveis, como em qualquer outra doença”, explicou.

Das três doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti no Brasil, a zika é a única considerada com evolução benigna. “Com sete ou dez dias, a pessoa não tem mais nenhum sintoma”, explicou. No caso da febre chikungunya, em alguns casos, as dores articulares podem durar até dois anos. Da tríade do Aedes, a dengue permanece como a mais perigosa. “A dengue mata”, enfatizou a subcoordenadora.

Assim como as doenças coirmãs transmitidas pelo mesmo mosquito, a zika possui apenas tratamento dos sintomas. A recomendação do Ministério da Saúde é utilizar paracetamol para controlar a febre e as dores depois de uma orientação médica. Cristiane Fialho não soube informar se há outros casos suspeitos em análise pelo Instituto Evandro Chagas, localizado no  Pará. Ela acredita que poderá obter a informação durante a videoconferência com os técnicos do Ministério da Saúde.

Natal

Para a diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Araújo, não há motivo para alarde. “Na realidade não existe uma preparação diferenciada para atender esses casos. As formas de combate e controle são as mesmas, tanto para a dengue e para chikungunya”, informou.

“A dengue tem um índice de morbidade muito maior que o zika vírus. Combater o vetor [mosquito] e evitar o foco são as formas de prevenção mais eficazes. E por isso a população tem continuar mobilizada, até porque sabemos que 80% dos focos de Aedes Aegypti são residenciais”, disse.

Panorama da nova doença

DENGUE
Incubação (tempo entre a picada do mosquito e manifestação dos sintomas):
5 a 6 dias em média.

Período de manifestação
da doença: dois a sete dias.
Sintomas diferenciais: dor nos olhos e febre alta.

Tratamento: há apenas tratamento dos sintomas. A recomendação é repousar e
ingerir muito líquido.

ZIKA
Incubação: 4 dias.

Período de manifestação da doença: dois a sete dias.

Sintomas diferenciais:
febre baixa, manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo, coceira
e olhos avermelhados.

Tratamento: apenas dos
sintomas com a recomendação de paracetamol a partir de prescrição médica.

CHIKUNGUNYA
Incubação: 2 a 12 dias.

Período de manifestação da doença: 3 e 10 dias (casos excepcionais se estendem por dois anos).

Sintomas diferenciais:
forte dor nas articulações.

Tratamento: sintomas são tratados com paracetamol e anti-inflamatórios (para dores articulares).

O virus Zika
O zika vírus (Zikav) é uma doença de evolução benigna, raramente causa morte. É transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. No Brasil, só há casos confirmados no Rio Grande do Norte e Bahia.

ZIKA PELO MUNDO
O vírus foi isolado pela primeiro vez em 1947 a partir de macacos da floresta Zika em Uganda

à Há casos da doença em 19 países, incluindo os confirmados ontem no Brasil

à O zika é comum no África, Oceania e África

à Na América, havia somente o registro do vírus na Ilha de Pascoa, de domínio do Chile, mas que fica a 3,5 mil km do continente

ZIKA NO BRASIL
16 casos
confirmados em dois estados brasileiros: Rio Grande do
Norte e Bahia

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário