Contatos

Contatos

quarta-feira, 18 de março de 2015

Combate...Robinson anuncia medidas urgentes e afirma que RN rebate os ataques!

“Não vamos permitir que o clima de desordem tome conta do RN”, garantiu o governador do Estado.
O governador Robinson Faria afirmou durante entrevista coletiva sobre os recentes motins em presídios do Estado, que não irá permitir que o clima de pânico e de desordem tome conta do Rio Grande do Norte.

Após anunciar medidas de urgência, como o decreto de calamidade e o reforço de 200 homens da força de segurança nacional, ele cobrou colaboração da sociedade, para que evite disseminar boatos, gerando pânico. “As pessoas esperam que o Estado seja o guardião da sociedade e nós não podemos viver em pânico”, frisou o governador.

Durante pronunciamento, ao lado do presidente do Tribunal de Justiça, Claudio Santos, do procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, da secretária de Segurança, Kalina Leite, e do presidente da OAB, Sérgio Freire, Robinson ressaltou que, apesar dos incidentes, a situação está controlada. “Não houve até agora nenhuma fuga. Apesar das dificuldades e do momento dramático, estamos com o controle”.

O chefe do executivo estadual frisou ainda que não foram registrados incidentes mais graves, como mortes. Além disso, a atuação firme da polícia resultou em prisões e apreensões de drogas e armamentos. E que outras ações de inteligência estão sendo desenvolvidas pelo aparato policial do Estado.  Além de colaboração, Robinson pediu que a sociedade confie no governo. “É necessário que a sociedade confie no nosso governo, na integração dos poderes que estão aqui e na participação efetiva do governo federal”, frisou.

FORÇAS ARMADAS

Apesar da presença dos cerca de 200 homens da força de segurança, Robinson não descartou a convocação das Forças Armadas. “Estamos discutindo se iremos ou não convocar as Forças Armadas, o Exército”, disse, informando que o assunto está sendo discutido no âmbito do Gabinete de Gestão Integrado.

De acordo com o governador, eventual convocação do Exército dependerá do agravamento da crise. “Pode ser que com a força nacional, o restabelecimento das condições físicas das penitenciárias e outras medidas de caráter interno da gestão dos presídios, isso possa ser debelado em poucos dias”, ponderou.

Um núcleo de especialistas do governo federal deve vir ao Estado nos próximos dias, de acordo com o governador, para se somar aos esforços do governo. “O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, até amanhã poderá estar enviando uma equipe, um núcleo de inteligência, o melhor do País, que ele dispõe, para conseguir se somar ao trabalho do nosso grupo, da Polícia federal e aos que já se encontram aqui, para tentar identificar qual motivação está por trás desses atos criminosos”, frisou.
JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário