Contatos

Contatos

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Facada: Consultoria prevê alta de 41% na conta de luz residencial

Projeção da consultoria PSR não considera os aumentos via bandeiras tarifárias.
O custo da energia elétrica para consumidores residenciais atendidos pelas distribuidoras será elevado em pelo menos 41% neste ano, sem considerar os aumentos via bandeiras tarifárias, segundo projeção da consultoria PSR.

“Ficou bem para trás aquela redução da tarifa de 2012″, disse o diretor da PSR, Marco Antonio Siqueira, em apresentação durante o Fórum de Comercialização de Energia Outlook 2015, nesta segunda-feira.

Em 2012, o governo federal reduziu o preço das tarifas em cerca de 20%, por meio da Medida Provisória 579, de renovação de concessões do setor elétrico com distribuição da energia dessas geradoras em cotas.

O aumento de 41% projetado pela PSR considera impacto de 6% da inflação, 14% para cobrir custos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), 11% para pagamento dos empréstimos concedidos às distribuidoras, e 10% de impactos relacionados ao custo da energia comprada.

Siqueira lembrou que o governo ainda terá que lidar com outros gastos no setor elétrico neste ano, como o pagamento de indenizações por investimentos não amortizados em ativos de transmissão renovados – conta que, calcula-se, pode chegar a R$ 20 bilhões.

Além disso, ainda não definiu-se o que ocorrerá com os fortes gastos que geradoras estão tendo por déficit de geração hidrelétrica, que já somam pelo menos R$ 20 bilhões.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário