Contatos

Contatos

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Sem Carnaval: 90% dos Municípios da Paraíba não farão festas pela falta de recursos

Governo da Paraíba suspendeu qualquer ajuda financeira para eventos festivos.
A crise financeira, realidade na quase totalidade dos Municípios brasileiros, vai afetar até mesmo o Carnaval. De acordo com o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba, Tota Guedes, 90% das prefeituras do Estado não vão promover qualquer tipo de festa por causa da falta de recursos.

O governo estadual, historicamente, auxiliava financeiramente os governos municipais na promoção de festejos carnavalescos. No entanto, um decreto do Governo da Paraíba suspende por dois meses qualquer ajuda desta natureza. A justificativa é a mesma dos Municípios: não há dinheiro em caixa.

Guedes explica que, tanto o Estado quanto os Municípios paraibanos, precisam neste momento ter cautela com as contas. “A maioria não vai realizar o Carnaval porque precisamos priorizar a Saúde e a Educação. As previsões para 2015 também não são muito otimistas. O Estado optou por cautela nesses primeiros quatro ou cinco meses do ano”.

Preparação para junho
Segundo o presidente da Famup, as despesas deste início de ano, como os ativos da iluminação pública, o piso salarial dos professores, o aumento do mínimo, entre outros, têm precoupado. “Nós entendemos que a prioridade é outra. Gastar em festa pega mal junto à população, enquanto vivemos uma crise”, destacou.

O governo federal deixou de patrocinar festas desde 2009. No entanto, da suporte turístico, disse Tota Guedes. Ele espera que a situação melhore, pois, o Carnaval pode passar sem festa, mas os festejos juninos e julinos, muito tradicionais no Nordeste, em especial na Paraiba, não podem deixar de ser comemorados, até mesmo pelos turistas qua anualmente visitam a região nesta época do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário