Contatos

Contatos

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Só elogios: Chefe da CGU no RN: “Atitude de Robinson combate a corrupção”!

Roberto Vieira elogiou a decisão de governador eleito de não nomear “fichas sujas” em sua gestão.
O chefe da Controladoria Geral da União no Rio Grande do Norte, Roberto Vieira, disse hoje que a atitude do governador eleito, Robinson Faria, de não nomear políticos implicado na Lei da Ficha Suja para o seu governo, fortalece o combate à corrupção no Estado. “É uma atitude muito importante na medida em que o governador eleito reitera a sua disposição, demonstrada durante a campanha, de fortalecer o combate à corrupção”, afirmou.

Roberto abordou o programa “Brasil Transparente”, que consiste na adesão, pelo governo do Estado, aos ditames do acesso à Lei de Informação. Em solenidade em celebração ao Dia Internacional Contra a Corrupção. Robinson irá assinar o termo de compromisso.

A lei de informação foi editada em 2011, entrou em 2012, e permite que qualquer do povo solicite informações e estipula um rito próprio para essa informação ser concedida pelo serviço público. Quando negada, a CGU passa a constituir em instância recursal. “Muitos dos gestores não têm a capacitação necessária para trabalhar com os rigores, os acessos da lei de acesso à informação. Para isso a CGU, que fez essa implementação no âmbito do poder executivo federal, disponibiliza seus peritos para capacitar também os gestores municipais e estaduais. Fizemos isso desde o início da gestão do prefeito Carlos Eduardo e agora estamos tendo a oportunidade de fazer também no âmbito do governo do Estado”, frisou.

CORRUPÇÃO

Sobre o combate à corrupção, o chefe da CGU no RN disse que o Brasil vive um “momento esquina”, onde a humanidade faz a curva e não aceita mais a prática de atos de corrupção. “Antigamente, valia a máxima de que o gestor rouba ou desvia o recurso, mas faz. Hoje não se admite mais o desvio de recursos. É uma mudança cultural que nós estamos vivenciando”, observa.

O combate à corrupção, na sua avaliação, é discutido pelo povo nas ruas, em casa, nas novelas, em entrevistas a rádio, TV e jornais, se tratando de uma mudança cultural que deve ser destacada. “Nós temos também, pela primeira vez, a responsabilização, por exemplo, de ministros e gestores. Nós tivemos governadores que foram depostos, secretários que foram presos, e por ai vai”, destaca.

Ainda segundo Roberto Vieira, é importante ressaltar que o fenômeno da corrupção tem índole cultural e atinge todos os países. “A questão é que existem algumas administrações que estão melhores preparadas para combater isso. O desafio da CGU é estar preparado para combater a corrupção, a impunidade, vez que é esse o maior catalisador do fenômeno da corrupção”, disse.

Robinson assina hoje termo contra corrupção no seu Governo

O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, assina na tarde desta quinta-feira termo em que se compromete a combater a corrupção no seu governo. Em entrevista há 15 dias ao Jornal de Hoje, o futuro governador do Estado antecipou que não nomeará para exercer cargos na sua administração quem tenha ficha suja na Justiça.

A assinatura do Termo se comprometendo a não compactuar com corrupção se dará hoje na presença de órgãos e entidades de fiscalização, controle e combate à corrupção, como a Controladoria Geral da União, o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Movimento Articulado de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Hoje é um dia significativo no que toca ao combate à corrupção, por se tratar da comemoração do Dia Internacional Contra a Corrupção. Na oportunidade estará presente o governador eleito Robinson Faria, que na ocasião assinará um termo com o MARCCO se comprometendo a não nomear secretários “ficha suja”, além de assinar com a CGU um termo de parceria para a implementação da Lei de Acesso à Informação no Governo Estadual.

O evento também contará com a presença do prefeito Carlos Eduardo, que apresentará o sistema de acesso à informação da Prefeitura de Natal. Será apresentado, ainda, o Observatório Social de Natal, que conta com a participação de voluntários para fiscalizar as compras públicas, e está prestes a ser inaugurado, em parceria com a CGU e o MARCCO

Além disso, será apresentada palestra com o Procurador Geral de Contas, Luciano Ramos, com a temática: Instrumentos de Combate a Corrupção. O evento contaria com a presença do juiz criador da Lei da Ficha Limpa Márlon Reis porém, ele foi intimado, de última hora, pelo motivo de ação promovida pela Câmara dos Deputados devido ao seu livro “O Nobre Deputado”.
Alex Viana
Repórter de Política/JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário