Contatos

Contatos

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Siops: 20% Municípios ainda não transmitiram os dados dos gastos com saúde!

Município que não realizar a transmissão dos gastos terá Fundo de FPM bloqueado.
Cerca de 20% dos Municípios ainda não fizeram a alimentação dos dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). O levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios mostra que mais de mil prefeituras não fizeram nenhum transmissão de dados referentes aos seis bimestres exigidos. O prazo final para a alimentação do Sistema é 31 de janeiro de 2015.

A CNM recomenda que todos os Municípios fiquem atentos ao prazo que não tem nenhuma previsão de prorrogação. A entidade também faz um alerta que caso o Município apresente no dia 31 de janeiro alguma pendência no Siops - terá o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueado até seja feita a regularização.

Até 2012, os Estados tinham que enviar os dados do Siops. Porém, a partir de 2013 todos: União, Estados e Municípios são obrigados a cada bimestre transmitir os gastos referentes à saúde. A CNM explica que a obrigação é uma determinação da Lei Complementar 141/2012.

Como trasmitir
Tais dados devem ser preenchidos por software do Departamento de Informática do Sistema Unico de Saúde (SUS) – o DataSus. A Confederação ressalta que o Município no decorrer do ano e a cada bimestre deve discriminar seus gastos em saúde.

A Confederação ressalta que todos os Municípios já deveriam ter informado os dados referentes aos cinco bimestres. Porém, neste último, somente 24% já fizeram a transmissão dos dados - 1335 Municípios.

Os Estados que possuem o menor número de Municípios que transmitiram os dados são: Acre, Amazonas e Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário