Contatos

Contatos

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PMs estão preocupados com possível troca de comando da corporação no RN

Ainda não se sabe se o coronel Francisco Araújo continuará ou não no cargo para o próximo Governo.
A definição do próximo Governo sobre quem ocupará o cargo de comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que atualmente tem como titular o coronel Francisco Araújo, é visto com apreensão pelos PMs. O motivo é que a categoria acredita que uma escolha errada poderá significar um retrocesso e um piora no atual quadro da segurança pública do Estado, que já não atravessa um bom momento.

O comando da Polícia Militar tem que ser exercido por oficial da ativa, do último posto (coronel) da própria corporação. Segundo Eliabe, atualmente nenhum coronel da ativa tem o perfil ideal para assumir o posto a partir do próximo ano.

“Nós sabemos que a situação do Estado como um todo piorou durante esse Governo. Com a segurança pública não foi diferente, a situação realmente é complicada e muitas melhorias precisam ser feitas. Nós percebemos que o novo governador está com um discurso diferente do anterior. Por isso a nossa preocupação com o novo nome. Precisa ter perfil inovador, caso contrário a situação só irá piorar”, explicou Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ASSPMBM-RN).

 “Essa opção inovadora não existe no quadro atual. Não temos nada contra os coronéis que estão na ativa, pois não defendemos nenhum nome aqui. Mas é como eu falei, a pasta precisa de inovação e os nomes que aí estão não representam essa inovação. Quem sabe algum tenente-coronel que está para ser promovido possa assumir”.

Apesar das dificuldades pelas quais o sistema de segurança pública passa, com o número de assassinatos aumentando cada vez mais – nó último final de semana foram seis apenas em Natal – os policiais militares têm o que comemorar em 2014. Depois de muitas greves e negociações, a categoria conseguiu que a Lei de Promoção de Praças fosse aprovada, assim como a reposição de 32% no subsídio dos PMs. “Essas duas conquistas colocaram fim a uma série de injustiças que os policiais militares sofreram nos últimos anos. A Lei de Promoção de Praças era uma luta que a categoria tinha há muito tempo”, frisou Eliabe.

O presidente da ASSPMBM-RN não poupou elogios ao atual comandante geral da corporação, o coronel Francisco Araújo. “Sem a intervenção do coronel Araújo nós não teríamos obtido essas conquistas que nós conseguimos durante esse ano. Diante de todas as dificuldades enfrentadas durante o ano, nós conseguimos avançar graças ao emprenho do atual comandante. Apesar de todas as nossas manifestações, nenhum policial sofreu represálias. Se fosse um comandante “cruel”, como já existiu, vários policiais teriam sido desligados da corporação”. Detalhou Eliabe, que ainda completou.

“Quando comparamos as gestões da Corporação de um passado recente, constatamos que a atual gestão implementou uma abertura na forma do relacionamento com as entidades e com a categoria. Repito que não estamos aqui para defender nenhum nome, mas sem dúvida alguma que a continuidade do coronel Francisco Araújo no cargo seria muito importante para a Polícia Militar. Se ele não continuar, que o novo comandante tenha uma linha de comportamento pelo menos parecida com a do atual”.

Comandante participa de reunião para discutir mudanças na PM

O coronel Francisco Araújo participa desde a última segunda-feira (8) da 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares do Brasil, que está sendo realizada em Caetê, Minas Gerais, até está terça-feira (9).

Durante o evento, serão apresentados estudos realizados sobre a implementação do Termo Circunstanciado de Ocorrências (TCO) nas Polícias Militares do Brasil, bem como de estudos sobre os fatores positivos e negativos das ações de Polícia Administrativa exercidas pelas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Também durante a Reunião Extraordinária estão sendo discutidas as principais propostas parlamentares que podem interferir nas atividades dessas duas Instituições Militares Estaduais.

O coronel Araújo participa da Reunião Extraordinária como comandante geral da Polícia Militar do RN e presidente da Região Nordeste do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, cargo ao qual foi reeleito e empossado por quatro anos seguidos desde o ano de 2010.

Diego Hervani/JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário