Contatos

Contatos

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Aí tem...Acordo na CPI da Petrobras deixa Lula, Dilma e Aécio fora de depoimentos!

Falta de tempo é a justificativa; comissão deve ser encerrada no dia 18 de dezembro.
Um amplo acordo entre os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Petrobras, selado nesta quarta-feira (5), rejeitou requerimentos apresentados para ouvir a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Aécio Neves, derrotado na corrida presidencial. Huuuum... Aí tem coisa.

Eles e outras figuras importantes que tiveram os nomes envolvidos nas denúncias de corrupção na estatal, como o ex-ministro Antonio Palocci e a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), ficaram de fora da lista de convocados para prestar esclarecimentos. A justificativa apresentada pela comissão é a falta de tempo para concluir os trabalhos, que devem se encerrar no dia 18 de dezembro.

Na reunião realizada nesta quarta, os deputados e senadores tinham que votar 497 requerimentos. Para viabilizar a sessão, os parlamentares fizeram um acordo de nem apreciar os requerimentos que não tinham consenso na comissão. Com isso, os pedidos de convocação dos políticos nem chegaram a ser votados.

O presidente da CPMI, senador Vital do Rego (PMDB-PB), agradeceu o empenho dos líderes em fechar o acordo e avaliou que os requerimentos escolhidos e aprovados são essenciais para a investigação.

“Desde a semana passada tentamos alinhavar um entendimento entre os líderes partidários, reconhecendo o volume e a importância dos quase 500 requerimentos a serem deliberados. Ao longo desta semana, iniciamos a produção de um entendimento, que consumamos agora nesta reunião. Quero parabenizar os líderes porque conseguiram, com eficiência, lucidez, serenidade, objetividade, trabalhar um bloco de requerimentos com pedidos de informação e convites e convocações, que são fundamentais.”

Entre os convocados, estão os sócios das empresas que seriam utilizadas pelo doleiro Alberto Youssef para lavagem de dinheiro desviado da Petrobras. Para as próximas semanas, estão confirmados os depoimentos da diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Magda Chambriard, e do gerente de contratos da Petrobras , Edmar Diniz de Figueiredo.

Cronograma

A CPMI deveria ser encerrada no próximo dia 23 de novembro, mas foi prorrogada por mais um mês. Com isso, o relator da comissão, deputado Marco Maia (PT-RS), se comprometeu a apresentar o relatório final das investigações no dia 10 de dezembro para que os parlamentares possam votar e aprovar até o dia 18 de dezembro.

Devido ao curto espaço de tempo que os senadores e deputados têm para trabalhar, o acordo também estabelece que a CPMI vai se reunir duas vezes por semana até o encerramento dos trabalhos.​

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário