Contatos

Contatos

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Marinha, Exército e Aeronáutica atuarão nas Eleições de domingo

Cerca de 30 mil homens da Marinha, do Exército e da Força Aérea vão atuar no apoio à realização das Eleições Gerais de 2014, marcada para próximo domingo, 5 de outubro.
Os militares vão auxiliar a Justiça Eleitoral no apoio logístico, levando equipamentos e pessoal a locais longínquos e isolados, e também assegurando a normalidade na votação e apuração do pleito em Municípios indicados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Pelo menos 342 localidades de 15 Estados contarão com o suporte das Forças Armadas.

Em 254 Municípios de 11 Estados haverá operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Já em 88 localidades de cinco Estados haverá apoio logístico, inclusive com o emprego de aeronaves, helicópteros, embarcações leves e médias, caminhões e veículos leves.

O apoio militar à realização das eleições é prevista constitucionalmente e pela legislação ordinária. As regras de engajamento das Forças Armadas foram definidas em julho último, quando o ministro da Defesa, Celso Amorim, e presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, assinaram acordo de cooperação com as regras de engajamento dos militares no pleito de 2014.

Tanto o apoio logístico como o de segurança são solicitados pela Justiça Eleitoral nos Estados. Os pedidos são submetidos à análise do TSE e, caso aprovadas, encaminhadas ao Ministério da Defesa. O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) é o órgão responsável pelo planejamento e execução das operações nas eleições de 2014.

Da Agência CNM, com informações do Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário