Contatos

Contatos

sábado, 4 de outubro de 2014

Cada coligação precisa de 200 mil votos para eleger um deputado federal e 75 mil para eleger um estadual!

Walter Alves deverá ser o federal mais votado de sua coligação; Fábio Faria poderá ajudar a eleger mais um federal; e Rafael Motta disputa liderança com Walter Alves.
O cálculo não é nada simples, por isso, tem muito candidato e coligação fazendo conta desde o início da campanha. Assim é a eleição proporcional que, neste ano, vai eleger os oito deputados federais e os 24 deputados estaduais no RN. Isso porque, diferente da eleição majoritária, onde vence quem tem mais voto, na disputa pelo legislativo, o eleito é aquele que fica melhor colocado nas coligações. A expectativa é que o coeficiente para federal seja de mais de 200 mil votos e o de estadual, em torno de 75 mil.

De forma simplificada, o cálculo para se encontrar o coeficiente eleitoral é feito com base no número de votos válidos de uma eleição (ou seja, a quantidade de votantes, retirando os nulos e brancos). No Rio Grande do Norte, em 2010, os votos validos foram 1.653.375 para federal e 1.722.118 para estadual. E como o crescimento do eleitorado no Estado foi de menos de 4%, segundo dados de Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a expectativa é que os números fiquem parecidos com relação ao último pleito.

Sendo assim, espera-se que o coeficiente eleitoral fique em torno dos 210 mil votos para a Câmara Federal, em Brasília, e 75 mil votos para a Assembleia Legislativa. A projeção de quantos serão eleitos, no entanto, aí já é um cálculo mais complicado e passa pela estimativa de votos dos principais nomes na disputa.

Na coligação para federal que apoia o candidato ao Governo do RN, Henrique Eduardo Alves (PMDB), por exemplo, a expectativa é que sejam eleitos, pelo menos, seis parlamentares. O próprio candidato a governador tem falado isso em seus discursos, baseado na estimativa de votos dos principais nomes em disputa: Walter Alves (PMDB), Felipe Maia (DEM), Zenaide Maia (PR) e Rafael Motta (PROS).

Esses seriam os responsáveis por “puxar” os demais candidatos, permitindo que um número maior de cadeiras sejam ocupadas (das oito destinadas ao RN, eles querem ficar com seis). No lado de Robinson Faria, candidato ao Governo pelo PSD, a expectativa é que sejam, pelo menos, duas cadeiras (alguns acreditam em três). Fábio Faria, do PSD, seria o responsável por puxar o grupo, tendo algo próximo aos 200 mil votos.

Aí que fica clara a situação que muitos taxam como “desleal” do cálculo proporcional. Tendo 200 mil votos, Fábio Faria poderia ajudar a eleger alguém com uma votação bem menos expressiva, com algo em torno de 70, 60 mil votos. “Do outro lado”, um candidato com mais de 100 mil votos, pode ficar de fora, porque o número de vagas não foi suficiente para acomodar a todos os que tiverem ampla votação.

Isso, inclusive, é bem mais comum do que se imagina. No Rio Grande do Norte, mesmo, aconteceu, em 2010. Naquele ano, Rogério Marinho, do PSDB, teve mais de 100 mil votos. Contudo, devido à coligação, não garantiu a cadeira na Câmara Federal. Sandra Rosado, com 92 mil, e Paulo Wagner, com apenas 55 mil votos, conseguiram se eleger, sendo puxados pela votação recorde de Fátima Bezerra, do PT, com 220 mil votos, e João Maia, do PR, com 217 mil votos, respectivamente.

No caso da disputa pela Assembleia Legislativa, o panorama é parecido: Henrique espera (e também já disse isso em discursos) eleger 19 deputados estaduais “do seu lado”. Diferente da disputa pela Câmara Federal, no entanto, a aliança peemedebista é subdividida em três coligações. A primeira coligação “União pela Mudança”, formada por PMDB, PSB, PR, PROS, DEM, SDD, PDT e PRB, é a que agrupa o maior número de candidatos à reeleição, por isso, espera-se, seja a que eleja mais nomes.

Afinal, só pelo PMDB, tentam renovar seus mandatos os deputados Gustavo Fernandes, Hermano Morais, Nélter Queiroz e Ezequiel Ferreira. O PSB vai com os nomes dos deputados Tomba Farias, Márcia Maia e Larissa Rosado. E ainda tem o PROS, com outros cinco candidatos: Ricardo Motta, Gustavo Carvalho, Vivaldo Costa, Raimundo Fernandes e Gilson Moura (que lançou o irmão Junior Moura para substituí-lo).

Coligações fazem os cálculos para saber quantos conseguirão eleger pelo coeficiente eleitoral

Cálculo do quociente eleitoral

Saiba como é realizado o cálculo do quociente eleitoral para distribuição de cadeiras pelo sistema de representação proporcional.

Divisão de 8 cadeiras do Rio Grande do Norte.

1ª operação

Determinar o nº de votos válidos, deduzido do comparecimento os votos nulos e os em branco:

Exemplo: 2.245.115 (eleitorado em 2010) – abstenções – votos em branco – votos nulos = 1.653.375 (número de votos válidos em 2010 para federal)

2ª operação

Determinar o quociente eleitoral, dividindo-se os votos válidos pelos lugares a preencher. Despreza-se a fração, se igual ou inferior a 0,5, arredondando-a para 1 se superior.

Exemplo: Votos válidos (1.653.375) ÷ número de cadeiras (8) = 206.672 (quociente eleitoral)

3ª operação

Determinar os quocientes partidários, dividindo-se a votação de cada partido (votos nominais + legenda) pelo quociente eleitoral. Despreza-se a fração, qualquer que seja.

Exemplo: PSL/PTN/PSC/DEM/PMN e PSDB (coligação com mais votos em 2010) 560.351 ÷ 206.672 = 2

4ª operação

Distribuição das sobras de lugares não preenchidos pelo quociente partidário. Dividir a votação de cada partido pelo nº de lugares por ele obtidos + 1 ( art. 109, nº I do Código Eleitoral). Ao partido que alcançar a maior média, atribui-se a 1ª sobra.

JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário