Contatos

Contatos

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Governo chama atenção da população para os baixos níveis de água no Brasil!

Agência Nacional de Águas lança plano para garantir o abastecimento no pais.
Enquanto as empresas de abastecimento de água dizem que não há risco de racionamento e que os serviços fluem bem, o governo federal chamou a atenção para os baixos níveis em reserva no Brasil. O alerta foi dado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, na tarde da ultima quarta-feira, 20 de agosto.

A pasta citou a atual situação do Rio Paraíba do Sul, que com baixos níveis, causa preocupação a Municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. De acordo com a ministra, fora a água dos reservatórios de energia elétrica do país, “sobra muito pouco para o abastecimento”. Ainda com o exemplo do Paraíba do Sul, Isabella Teixeira destacou a dependência dos Estados versus a falta de preservação.

Segundo o MMA, é preciso diagnosticar as áreas de gestão e de infraestrutura do setor que devem sofrer alterações para que não haja escassez no fornecimento de água nos próximos anos. Como resposta a essa demanda, foi lançado o Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH).

Como funcionará

Com o PNSH, busca-se garantir a oferta de água mesmo sem situações extremas. A Agência Nacional de Águas (ANA) explica que o plano deve garantir o abastecimento de água, independentemente da ocorrência de chuvas no país. O trabalho da ANA é planejar as mudanças que serão executadas pelos Estados ou pelo governo federal em uma etapa posterior.

O PNSH precisa identificar até 2020 as necessidades do setor de recursos hídricos e até 2035 realizar as intervenções necessárias em barragens, sistemas adutores, canais e eixos de integração. A meta é que as obras identificadas pelo plano sejam feitas pelo Ministério da Integração Nacional e os governos estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário