Contatos

Contatos

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Falta de quórum adia mais uma vez prorrogação para Municípios cumprirem Lei dos Resíduos Sólidos!

Mais tempo para erradicar os lixões é a atual bandeira do movimento municipalista.
O pedido de prorrogação para o cumprimento da Lei dos Resíduos Sólidos foi adiado mais uma vez. A votação ficou para o dia 2 de setembro - próximo esforço concentrado do Senado Federal.

A emenda que prevê mais oito anos para o fim dos lixões foi incorporada à Medida Provisória (MP) 649/2014. A Comissão Mista responsável por votar o parecer do deputado Andre Moura (PSC-SE) deveria se reunir nesta quarta-feira, 6 de agosto, mas não houve quórum e a sessão foi encerrada.

Convocados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), um grupo de aproximadamente 100 prefeitos lamentou esse adiamento. O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, alertou que, em setembro, a MP estará "caduacando" (com o prazo de vigência no fim). "Assim vamos precisar buscar que a emenda seja acatada em outra Medida Provisória", esclareceu.

Mais tempo para erradicar os lixões é a atual bandeira do movimento municipalista. O prazo dado pela Lei 12.305/2010 venceu no dia 2 de agosto. A legislação determina a destinação dos resíduos para aterros sanitários, a coleta seletiva, a logística reversa, a compostagem, entre outras atribuições. No entanto, não houve, desde 2010, a ajuda financeira e técnica para que os Municípios viabilizassem esta lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário