Contatos

Contatos

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Arborização Urbana: projeto que prevê a criação de planos municipais é aprovado!

Muito mais do que oferecer sombra e ornamentar o ambiente urbano, as árvores trazem benefícios que incluem a redução da poluição e do efeito estufa, a melhoria do microclima e ainda contribuem para a drenagem de águas pluviais. Além disso, a presença das árvores reduz os níveis da poluição sonora, pois fazem barreira para os ruídos e os barulhos, minimizando e até mesmo impedindo que fiquem refletindo continuamente nas paredes das casas e dos edifícios.

Seguindo essa linha, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 2897/2008. A medida altera o Estatuto das Cidades e prevê que os Municípios devem incluir em seus Planos Diretores um plano de Arborização urbana.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reconhece a importância da melhoria do meio ambiente urbano nos Municípios com relação à arborização. No entanto, a entidade destaca que o texto não diz se os Municípios terão assistência técnica e financeira para a elaboração desses planos.

Benefícios ambientais
Dentre os principais benefícios ambientais para os Municípios, destaca-se a inclusão da obrigação de se selecionar espécies nativas locais, favorecendo a proteção do ecossistema da região. Além disso, a escolha de pisos mais permeáveis permite que aumentem a drenagem das águas pluviais através do solo, ao invés de seu escoamento superficial, reduzindo as enxurradas e as enchentes que causam tantos transtornos e prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário