Contatos

Contatos

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Artigo Cientifico analisa o indice de violência em Umarizal nos últimos 20 anos

A violência vem se caracterizando como uma das maiores preocupações do brasileiro, configurando-se como um dos assuntos mais debatidos pelos meios de comunicação e no convívio social. Neste contexto, pode-se ressaltar que a cidade apresenta-se como espaço principal para prática dos mais variados tipos de violência.

O Geógrafo e pesquisador André Alexandre realiza trabalho cientifico em parceria com o professor Dr. Rosalvo Nobre Carneiro, cujo objetivo foi fazer uma análise da dinâmica socioespacial da violência, do medo e da insegurança na cidade de Umarizal – RN, buscando identificar quais os bairros mais violentos da cidade, e quais os principais tipos de ocorrências registrados no Pelotão de Policia Militar, assim como, se essas ocorrências tiveram um aumento na cidade supracitada, nos últimos 20 anos.

A partir da identificação das principais ocorrências foram criados gráficos para mostrar a evolução do índice de violência em Umarizal e qual o bairro que apresenta o maior número de ocorrências. Foi realizada uma pesquisa de campo nos principais bairros da cidade buscando identificar qual a percepção da população em se tratando de Violência, Medo e da Insegurança, assim como, foi realizada entrevista com autoridades policiais de Umarizal.

No ato da pesquisa foram tiradas algumas fotografias da cidade buscando mostrar o que as pessoas procuram fazer para não se tornar vitima da violência na cidade. O trabalho comprova que a violência em Umarizal vem aumentando nos últimos anos e aponta o os bairros Caraíbas, São José e Centro como os mais violentos.

Um comentário:

  1. Em Primeiro lugar, realmente violência existe em todo lugar do mundo, não só no brasil; agora o diferencial está em como combater tanta violência. Me pergunto qual seria a melhor politica para combater a violência, seria a SEGURANÇA PUBLICA OU A EDUCAÇÃO?, gostaria que levanta-se um estudo sobre a origem da violência, pois ai sim teríamos uma ideia de como iriamos trabalhar para diminuir este índice.

    ResponderExcluir